Noticias | - 3:05 am
As oficinas, que já são realizadas no Estado do Maranhão, agora acontecem no Sul do País
No dia 11 de junho aconteceu a aula inaugural do programa Artes nos Presídios, no espaço de reintegração social da Penitenciária Estadual de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. O evento foi promovido pelo grupo Universal nos Presídios (UNP).
Ministrada pelo Pastor Venino Aragão, que é artista plástico, a oficina teve a participação de dez internos da unidade prisional e terá duração de três semanas, totalizando 12 horas, e lhes dará direito í remissão de pena. No curso, eles aprenderão história da arte, desenhos, pintura em tela, dentre outras disciplinas.
Diretores da penitenciária, bem como de outras unidades prisionais da cidade, autoridades policiais e um representante do prefeito de Santa Maria compareceram ao evento.
O Pastor Venino fez uma oração e, em seguida, falou da importância da arte no contexto espiritual, tomando como base o que diz a Palavra de Deus no livro de íŠxodo (31.3-4), que menciona a habilidade e a inteligência concedidas por Deus para elaborar desenhos e obras de arte.
Os alunos assistiram a um vídeo explicativo sobre a história da arte e, após algumas explicações do Pastor, iniciaram as atividades com desenhos.
Um interno, que tem 23 anos, declarou que o curso é uma oportunidade de capacitação. Por meio do desenho, ele expressou um desejo: chegar í sua casa quando ganhar a liberdade.
O diretor administrativo da penitenciária, Sergio Dalcol, ficou maravilhado com a iniciativa da Universal e disse que a atividade é de grande importância e que agrega valor ao trabalho do sistema prisional. Ele conta que todos os participantes ficaram satisfeitos com a primeira aula.
Na oportunidade, foram distribuídos kits de higiene, além de exemplares da Folha Universal. Ao final, todos saborearam um lanche oferecido pela equipe do UNP.
Quer saber mais sobre o grupo e suas ações no Brasil e no mundo? Acesse e curta o perfil oficial no Facebook .